Leitura e interpretação: Carta de reclamação

atividade carta de reclamação

Essa atividade é indicada para o 4º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser utilizada nos 3º e 5º anos. Tem como objetivo principal a identificação das características do gênero textual CARTA.

Incialmente há uma breve explicação sobre este gênero, o professor necessita explicar com maior riqueza de detalhes, inclusive exemplicando a carta pessoal que a maioria dos alunos já deve conhecer, se certificando de que realmente já conhecem tal gênero. Além disso, pode ser realizado uma chuva de ideias na lousa, previamente, sobre o que os alunos acham que é carta, os elementos que a compõem e suas finalidades.

Após essa explicação, há um modelo de carta de reclamação, claro que não tão rica em argumentos como deveria ser uma carta deste tipo, entretando suficiente para que os alunos compreendam neste primeiro momento que uma carta de reclamação tem por objetivo a reivindicação de algo por direito.



HABILIDADES:

EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF04LP10- Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade